Onde tudo Começa

Onde tudo Começa
Onde tudo começa - Entrada principal de Belo Jardim/PE

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Final de Semana em Quipapá - PE

Eita que esse final de semana "Meus Caminhos" me levou para o Município de Quipapá localizado na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Na Companhia do ilustríssimo Drº Nadilson e sua esposa Isabel Muniz, na ocasião conheci um pouco da historia do Município e lugares turísticos de beleza sem igual, tais como o Engenho Lage Bonita.


O município de Quipapá teve origem sua na povoação que se ergueu no local, concentrada em redor de pequena capela que obteve o status de freguesia, com certa homenagem a Nossa Senhora da Conceição de Quipapá.
Foi desbravado pelos anos de 1630 a 1697, trabalho realizado pelos negros foragidos, que faziam parte do Quilombo dos Palmares, ergueu-se oficialmente entre 1795 e 1796, quando o capitão Francisco Rodrigues de Melo junto a sua esposa, D. Ana Maria dos Prazeres, instalaram-se na Fazenda das Panelas, resultando no município do mesmo nome.
O distrito criado com o nome Quipapá, deu-se pela lei provincial número 432, de 23 de Junho de 1857, onde ficou sob pleito do município de Panelas.

  

A origem do nome Quipapá possui diversas versões, algumas de cunho folclórico. Outras com origem africana, sendo que nessa última, trata-se de um corruptela de quipacá, que significa asilo de fugitivos.
Segundo outros, a palavra é de origem tupi-guarani, oriunda de uma planta da família das cactáceas, o quipá. Que no plural ficaria quipaquipá, e com passar do tempo, uma sílaba foi extinta, resultando Quipapá, que também dá o nome a de uma de suas serras e de um de seus rios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário