Onde tudo Começa

Onde tudo Começa
Onde tudo começa - Entrada principal de Belo Jardim/PE

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Nascente do Rio Capibaribe

Hoje estive na nascente do Rio Capibaribe em Poção - PE, na companhia de meu amigo Adriano Reis, onde juntos podemos observar os efeitos dessa longa estiagem no Agreste Pernambucano.


O Rio Capibaribe é um curso d'água do estado de Pernambuco, no Brasil. Seu nome é originário da língua tupi e significa "no rio das capivaras", através da junção dos termos kapibara (capivara), y (água, rio) e pe (em)1 2 3 .
Nasce na Serra de Jacarará, no município de Poção. Antes de desaguar no Oceano Atlântico, passa pelo centro da cidade do Recife.
Possui 240 quilômetros de extensão e sua bacia, aproximadamente 5 880 quilômetros quadrados. Possui cerca de 74 afluentes e banha 42 municípios pernambucanos, entre eles ToritamaSanta Cruz do CapibaribeSalgadinhoLimoeiroPaudalhoSão Lourenço da Mata e o Recife.
Seu curso é dividido em três partes: o alto e o médio curso, situados no Polígono das Secas, onde o rio apresenta regime temporário (cheio sazonalmente) e o baixo curso, quando se torna perene, a partir do município de Limoeiro, no agreste do estado.



As grandes belezas da região merecem ser visitadas, quando estiverem na região não deixem de conhecer mais essa grandiosidade do estado de Pernambuco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário