Onde tudo Começa

Onde tudo Começa
Onde tudo começa - Entrada principal de Belo Jardim/PE

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

São João do Tigre - PB

Minhas andanças me levou ao Município de São João do Tigre, no interior da Paraíba.



São João do Tigre, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Cariri Ocidental. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2007 sua população era estimada em 4.578 habitantes. Área territorial de 816 km². O município sugiu após o desmembramento do Município de São Sebastião do Umbuzeiro em 1962, apos lei aprovada em 02 de janeiro do mesmo ano, tendo sido instalado em 24 de junho, data em que se comemora a emancipação política do município.
Área de Proteção Ambiental das Onças
A Área de Proteção Ambiental das Onças tem uma extensão de 36.000 ha e atualmente encontra-se em fase de sinalização visual e de inventário do universo de moradores. Com grande cadeia de montanhas, a área tem cerca de 73% do seu território coberto por matas. Sendo mais da metade da cidade a área registrada como APA na SUDEMA. O clima em nada lembra o calor das caatingas nordestinas. Acima dos mil metros, o lugar registra temperaturas que enganam o aventureiro. À noite, é comum ver em São João do Tigre as pessoas usando agasalhos para se protegerem do frio. Na altitude, é possível ainda apreciar, jabuticabasuvasfigos da índia e coco catolé que abundam em toda a área espontaneamente. Em alguns lugares não existe energia elétrica e as casas são abastecidas com energia solar.



Curiosidades desse meu mundão: Primeira vez que vi a expressão Passarinhar mais o que vale é o conhecimento adquirido em cada viagem. Abraço até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário